domingo, 3 de julho de 2016

Quando voltamos a Ser Homens da Caverna

Já é muito vulgar falar de como a tecnologia e principalmente as redes nos tiram da ''realidade'' e nos tornam seres que vivem muito mais online do que offline. Sinceramente, esse parece um vício quase impossível de ser vencido. Poderia apostar agora mesmo que se você estiver acompanhado e olhar para os que estão à sua volta, eles estarão de alguma forma ''conectados''. Se estiver sozinho, olhe para sí mesmo, que está agora com o celular na mão e revesa seu tempo entre ler alguns dos meus parágrafos e as suas conversas no whats e likes no facebook.
Bom, talvez você conheça também o muito falado "mito da Caverna de Platão".
Se não, vamos lá...
No livro A República Platão recorre ao mito para dividr o mundo entre o sensível e o intelegível.
Basicamente fala de homens que viviam desde o nascimento presos por correntes no interior de uma caverna e viam apenas no fundo dessa caverna sombras projetadas da realidade do lado de fora (que podiam inclusive, ser manipuladas) e acreditavam que essa era a verdadeira realidade. Mais ou menos a mesma história do filme Matrix.
E o que isso tem a ver com as redes sociais?
O Mito fala sobre manipulação e alienação.
Já parou para pensar quanto tempo você perde da sua vida olhando para uma tela?
Quantas conversas ao vivo você perdeu em troca de uma conversa "teclada"?
Ou em quantas vezes você deixou de dar atenção para sua mãe, seus avós, namorados ou esposas porque estava curtindo fotos, stalkeando ou conversando com alguém que estudou com você em mil novecentos e bolinha ou algum outro alguém que caga e anda pra você?
Pior do que isso, já parou para pensar que você é o produto que o facebook vende? Você é o público da publicidade através da qual ele se mantém?
Agora, mais próximo do mito... quantas foram as vezes em que você acreditou no que estava diante da tela como se aquilo fosse, de fato, realidade?
Ou quantas vezes criou uma ''falsa realidade'' - a famosa espetacularização do cotidiano, para os comunidadores- para expor nas redes?
É meu amigo...
Uma péssima notícia para você, talvez não mais novidade porque provavelmente você leu o título desse texto, mas enfim: Estamos voltando a ser homens das cavernas. Não no sentido social, como nossos antepassados. Mas infelizmente - e talvez irreversivelmente - no sentido ideológico.
Estamos vivendo a vida pela metade para observar um simulacro. Estamos nos abandonando para assistir um espetáculo, ou para criá-lo.
O pior de toda essa história é que não vai adiantar você ler esse texto porque tão logo que eu escrever o ultimo ponto, você vai voltar para a caverna - ou talvez nem tenha saído.
Aliás, no próprio mito de Platão o único dos que consegue sair da caverna, retorna para contar tudo o que viu aos seus amigos e é morto, porque passa a ser considerado louco por apresentar uma realidade que parece utópica.
Quem sabe você mate, não uma nova ideia, mas a sua alienação?
Deixo um convite: Que tal sair da caverna?

Nenhum comentário:

Postar um comentário