domingo, 22 de maio de 2011

Originalidade e Publicidade no Mundo Contemporâneo

É claro no mundo contemporâneo a existência de uma insistência relativamente grande de as pessoas fazerem seus, discursos já feitos por outrem e limitar-se a repetir, a imitar o que já existe.


Ao discutir sobre a originalidade acabamos caindo na polemica original x imitação. Que é relevante em todos os campos que abrange. Principalmente no mundo da arte, aonde tais conceitos - original e imitação- são analisados e, muitas vezes utilizados de maneira criativa. É interessante ressaltar que dentro desse contexto, o original ou o novo, refere-se tanto à criação quanto á recriação. Dentro desse processo entende-se por criação aquilo que está sendo executado ou apresentado pela primeira vez e por recriação a adição de algo novo tomando-se como base uma idéia pré-existente.


O novo possui valor inestimável perante qualquer sociedade e principalmente a atual, aonde a necessidade por novas idéias é constante e de extrema importância, principalmente em áreas em que se tem de conquistar algo através daquilo que se apresenta como é o caso da Publicidade. Nela, são utilizados recursos de forma estratégica para atrair, conquistar determinado publico alvo.


Dessa forma, é importante que a publicidade seja encarada como uma arte. Mas que se saiba discernir que a obra não é arte. Arte é o que as pessoas sentem ao serem apresentadas a obra. Logo, na publicidade não é a peça, ou não somente ela, que deve ser considerada uma arte, mas sim aquilo que as pessoas venham a sentir ao serem apresentadas a ela.


A partir desse pressuposto fica claro que a idéia do novo, do que acaba de existir, da criação e da recriação é mais do que bem aceita na sociedade. É uma necessidade constante que abre inúmeras possibilidades. E que a Publicidade quando entendida como a arte de comunicar, tende a ser diferente e nova, mais apta a obter sucesso.

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