domingo, 13 de março de 2011

Publicidade e Propaganda? Ah!

Há dois anos fiz estágio em uma empresa que fabricava para choques para carros da FIAT. No fim do estágio, um dos engenheiros que trabalhavam comigo, perguntou o que eu desejaria fazer, quando respondi: Publicidade e Propaganda; ouvi como resposta: ah! Do tipo: grande merda!

Não somente ele, mas todas as pessoas quando ouvem que estudo Publicidade e Propaganda tem a reação semelhante. Mesmo no mundo pós moderno, é incrível imaginar que muitas pessoas ainda não tem consciência da importância dessa área. Imaginem só o que seria da FIAT e principalmente das grandes empresas sem ela. Será que aquele engenheiro teria emprego se a Publicidade e Propaganda não existisse? Acho que não.

Hoje, mais do que nunca a Publicidade e Propaganda movimenta a economia, movimentando a economia permite o surgimento de novas empresas e consequentemente de novos empregos. Para David Harvey, a publicidade "é a arte oficial do capitalismo; traz para a arte estratégias publicitárias e introduz a arte nessas mesmas estratégias”. Dessa forma, ouso a dizer que essa seja umas das áreas mais importantes para o mundo pós moderno. Uma vez que no sistema capitalista o que manda é a circulação e acumulação do capital e para que isso aconteça é de extrema importância que a Publicidade e Propaganda se faça presente.

Uma outra questão muito complicada, é quando nos perguntam: ah, Publicidade e Propaganda né? O que é que você vai fazer? A P.P. está sempre presente na vida de qualquer pessoa. Campanhas televisivas ou de rádio, outdoor, backbus, panfletos, folder, mídias alternativas, que abrangem uma gama infinita de possibilidades, dependendo da criatividade dos profissionais, é claro. São inúmeras as áreas de atuação de um publicitário.

Além de tudo isso, Publicidade e Propaganda também é cultura. Quem não se lembra de alguma campanha que tenha feito parte de sua própria história? Slogans que se tornam emblemas e expressões que moldam a nossa comunicação e a nossa cultura social.

Dito isso, é inegável que a Publicidade e Propaganda é extremamente importante nos tempos atuais. E que desconsiderar essa importância é limitar o espaço e incapacitar-se de compreender sequer o próprio mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário