domingo, 27 de março de 2011

Mineirança

Minas não é palavra montanhosa. É palavra abissal. Minas é dentro e fundo.
Carlos Drummond de Andrade

Como uma típica mineira, fico impressionada com a visão medíocre, que muitas regiões do país tem a respeito do mineiro. Frequentemente são utilizadas expressões como caipira, matuto ou capiau para assinalar aquele que nasce em Minas. Essas palavras em seu sentido real, servem para designar o que compartilha da chamada "cultura caipira", que é fortemente caracterizada pela intensa religiosidade católica tradicional, por superstições e pelo folclore rico e variado. Todavia, para algumas pessoas, o mineiro, ao contrário do verdadeiro caipira, não possui cultura, ou tem essa limitada demais e presa a estereótipos. Isso é de fato um grande equívoco, uma vez que Minas, é um estado extremamente rico em todos os âmbitos.

Localizado no complexo regional mais desenvolvido economicamente do Brasil, o estado de Minas, detém o terceiro maior Produto Interno Bruto do Brasil e se destaca como um dos principais pólos nacionais da indústria da tecnologia em eletrônica e telecomunicações. O estado tambem se destaca em inovação, não há alguem melhor que Santos Dumont para ilustrar esse exemplo. O que seria da aviação sem esse mineiro?

Na educação, Minas apresenta umas das melhores médias das escolas públicas do país. Além disso, conta com as melhores faculdades, tanto públicas, com destaque para UFMG, quanto faculdades privadas.

Na política Minas é destaque no cenário nacional. Grandes figuras de Minas Gerais fizeram historia na política, entre eles, a atual presidente Dilma, J.K., Tancredo Neves. Alguns eventos marcantes da história brasileira, como a Inconfidência Mineira, a Revolução de 1930, o Golpe Militar de 1964 e a campanha pela abertura política em meados da década de 1980 mais conhecida como Diretas Já, foram arquitetados em Minas Gerais.

É desnecessário falar das belas e montanhosas paisagens mineiras. Além das maravilhosas cidades históricas, que abrigam um dos mais importantes acervos artísticos e arquitetônicos do Brasil colonial e do movimento Barroco. O arquiteto e escultor Antônio Francisco Lisboa, conhecido por Aleijadinho, é o nome mais importante do barroco mineiro. Minas é um dos estados com maior número de museus do país, dedicados não apenas à história mineira, mas também às artes e às ciências. Além disso, abriga a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, e maior centro de arte ao ar livre da América Latina, o Inhotim. A literatura mineira é riquíssima, sendo conhecida e admirada por todo país. João Guimarães Rosa, Fernando Sabino, Carlos Drummond, Adélia Prado, Rubem Fonseca, Ziraldo, Ruy Castro entre uma infinidade de outros escritores são os de mais destaque do estado.

Na música temos nomes como Skank, Jota Quest, Oddie, Pato Fu, Sepultura e Tianastácia. Sem deixar de fora é claro o movimento “Clube da esquina” que teve suas origens em Belo Horizonte. Nas artes cênicas ficam em evidencia Grupo Galpão, com teatro de bonecos os grupos Giramundo e Armatrux, e na dança o Grupo corpo, também conhecidos em todo Brasil. Grandes atores da televisão e cinema brasileiro são de Minas, entre eles Ângelo Antônio, Bete Coelho, Danton e Selton Mello, Débora Bloch, Débora Falabella, Gorete Milagres, Ísis Valverde, Jackson Antunes, José Mayer, Letícia Sabatella, Lígia Fagundes, Lima Duarte, Mariana Rios, Mauro Mendonça, Moacyr Franco, Myrian Rios e Vladimir Brichta.

Depois de tudo isso, fica fácil concluir que sem cultura e ingênuo (para não dizer ignorante), é aquele que acredita que a cultura mineira é pobre e limitada.

E é claro, que eu não poderia deixar de falar do famoso sotaque mineiro. Parodiado em todo o país e muitas vezes carregado de ironias, no sotaque mineiro assim, como em todos os outros estados, existe uma diferença considerável entre o sotaque daqueles que vivem na região metropolitana, daqueles que vivem no interior. Independente disso o sotaque mineiro é, a meu ver, um dos sotaques mais bonitinhos do Brasil e eu não sou a única a achar isso... O vídeo abaixo é uma adaptação do texto “Sotaque mineiro: é ilegal, imoral ou engorda?” de Felipe Peixoto Braga Netto. Vale a pena assistir!
http://www.youtube.com/watch?v=t3rZd32S5h4

Nenhum comentário:

Postar um comentário